Vida home office

5 problemas e 5 soluções para a vida home office

julho 5, 2016

5-problemas-e-5-soluções-para-a-vida-home-office

O home office é a forma que escolhi trabalhar há quase um ano. Entre erros, acertos e adaptações, hoje já consigo ter uma rotina saudável e produtiva. Foi preciso ler bastante sobre histórias de pessoas que trabalhavam assim, fazer planejamento, traçar objetivos e principalmente, cobrar de mim os resultados. Se existe uma armadilha no home office é justamente essa: Você mesma!

Você não tem que se adaptar a rotina e normas da empresa, pode seguir a sua. Você não tem um horário de trabalho estipulado, pode criar um pra você. E o maior inimigo da sua produtividade é você mesmo, com a vontade de ver TV, arrumar a casa, brincar com os cachorros ou só ficar sem fazer nada. Tudo isso é ruim, mas pode ser muito bom também. É só saber utilizar muito bem toda a liberdade que possui!

Quando começa a conversa sobre o trabalho home office, os problemas apontados por quem acha que não consegue trabalhar neste formato são sempre os mesmos: Falta de organização, disciplina e medo de trabalhar sozinho. Como em minhas listas há SEMPRE duas colunas, uma positiva e outra negativa, resolvi fazer esse post com os 5 maiores problemas que encontrei quando comecei a trabalhar home office e 5 soluções para resolvê-los e trabalhar felizinha todos os dias. Espero que ajude vocês!

5-problemas-e-5-soluções-para-a-vida-home-office-organizacao

Problema #01: Eu não sei me organizar para trabalhar em casa

Tá aí um problema complicado e a base para qualquer vida home office feliz. Até conhecer Marie Kondo eu acreditava ter o gene da desorganização correndo no meu sangue. Tudo mentira! Minha desorganização nada mais era que falta de gerenciamento de tempo.

Solução: Você precisa entender todas as suas tarefas e compromissos para criar uma rotina agradável. Se você não faz isso, estará sempre sobrecarregada, cansada e a vida home office não vai ser diferente do dia a dia em uma empresa. Anote tudo que você precisa fazer (diariamente ou semanalmente), defina prioridades e conte com a ajuda de apps para te ajudar nesta organização. Eu já dei a dica aqui 🙂

5-problemas-e-5-solucoes-para-a-vida-home-office-disciplina

Problema #02: Eu não tenho disciplina para home office

Se não tem disciplina para fazer o seu trabalho, estará boicotando você mesma e vamos combinar que isso não é legal. Talvez, seu problema na falta de disciplina está no método que utiliza para executar o seu trabalho. É algo comum, a gente sai de um sistema de trabalho e ao invés de mudar, continua fazendo da mesma forma.

Solução: Depois de se organizar crie um método de trabalho que faça você acordar feliz todos os dias para trabalhar. Odeia acordar cedo? Então se programe para começar um pouco mais tarde e organize seus horários. Você é o único responsável pelo seu trabalho, então encontre formas de se sentir realizando fazendo isso. Vale post it, pijama, música alta, trabalhar na varanda… O que te faz trabalhar feliz?

5-problemas-e-5-solucoes-para-a-vida-home-office-financeiro

Problema #03: Tem certas coisas que você odeia, mas precisa fazer.

Esta é uma parte chata da vida home office, mas a boa notícia é que não é difícil resolver. Quando a gente se torna dono do próprio negocio é obrigado a lidar com situações que muitas vezes não fazem parte da nossa rotina, como ser o financeiro ou o próprio departamento administrativo. Acabamos acumulando mais funções do que estávamos acostumados.

Solução: Saber o básico é importante porque o negócio é seu e você precisa saber tudo que acontece com ele, mas certas coisas são possíveis facilitar. Eu odeio fazer caixa e organizar contas, há um tempo conheci um site chamado Zero Paper e resolvi a parte financeira da minha empresa. Ele é fácil, dinâmico, simples e faz todos os cálculos que eu preciso. Problema resolvido!

5-problemas-e-5-solucoes-para-a-vida-home-office-prospeccao

Problema #04: Eu não sei vender meu produto ou serviço

Tá aí outro problemão que enfrentei quando comecei. Não sou muito boa neste quesito e tinha muito medo de não conseguir seguir com a minha ideia de negócio. A boa notícia é que no começo é um pesadelo, mas depois melhora. Você se torna mais segura, acredita no que está oferecendo e o mundo volta a girar normalmente.

Solução: Não existe apenas uma maneira de se vender um produto. Hoje já vários sites que oferecem freelas e permitem que você divulgue seu perfil. Um site bem construído, e-mail marketing e mídias sociais também podem ser uma ótimas ferramentas de divulgação. Se você conhece alguém que é perfeito com vendas, faça parcerias, mas não desista!

5-problemas-e-5-solucoes-para-a-vida-home-office-solidao

Problema #05: Eu não sei se aguentaria trabalhar sozinha em casa

É difícil mesmo, tenho que admitir! A gente se acostuma com o bom dia todas as manhãs e o cafezinho com bate papo na cozinha. Pode ser um pouco estranho no começo, mas você sobrevive.

Solução: Você não está preso à vida de trabalho home office, então esta é a questão mais fácil de resolver. Se está envolvido em um projeto com outros profissionais, marque de trabalhar todos juntos em um café ou na casa de alguém. Organize seu dia e deixe espaço para um cafezinho com um amigo. Coworkings também são ótimas opções para quem não quer trabalhar sozinho todos os dias.

Está passando por um problema diferente? Desabafa aí! Quem sabe não resolvemos juntos 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *