Gastronomia

Cheesecake de amora da Joy

outubro 13, 2016

Criei minha primeira receita de cheesecake!

É a minha sobremesa favorita desde sempre e quando a palavrinha “cheesecake” aparece acabo ignorando todas as outras possibilidades do menu no restaurante. Eu tento, eu realmente tento, mas o resultado é inevitável.

Ainda me lembro com saudades do melhor cheesecake do mundo que experimentei quando estava hospedada no Bercy Village, em Paris. O bairro é a-p-a-i-x-o-n-a-n-t-e e concentra uma infinidade gastronômica. Há marcas de trilho no chão dos bondinhos que passaram por ali – que tornam o bairro ainda mais encantador – e você pode caminhar tranquilamente entre as mesinhas dos restaurantes. Entre tantas opções, vimos um pequeno quadro negro no cavalete onde estava escrito a giz: o melhor cheesecake de Paris. Entramos!

cheesecake

A principal diferença deste bolo de queijo fantástico para todos os outros que já experimentei estava em uma fina camada de geleia de fruta entre a massa e o creme.  Diferente do americano, o famoso NY style cheesecake, o sabor do queijo é mais suave e ele é muito mais açucarado, como todos os doces franceses. Claro!

Já perdi a conta de quantas receitas de cheesecake já testei e agora, com um pouco de experiência, resolvi tentar inventar uma minha. Poderia ser uma tragédia #dramafeelings, mas deu certo!

Como uma boa conteudista não poderia deixar de fazer exatamente o que faço com meus clientes. Descreva seu produto em uma pequena frase!

“A combinação perfeita entre o doce do creme com o sabor único do queijo em uma textura levemente aerada e um toque azedinho de amora para agitar as coisas.”

Uma frase simples, objetiva e dramática porque né, sou eu gente! Com muito prazer e orgulho apresento o Cheesecake de Amora da Joy!

cheesecake de amora da joy


CHEESECAKE DE AMORA DA JOY

Ingredientes:

Para a massa

– 140 gramas de bolacha de maisena

– 4 colheres de manteiga

Para o creme

– 300g de cream cheese

-½ lata de leite condensado

– ½ lata de creme de leite (com mais de 20% de gordura)

– 1 xícara de açúcar

– 1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha

– 1 ovo

– 1 pitadinha de sal

– 1 pote de geleia de amora

– Amoras para decorar

Como fazer:

Triture as bolachas em um triturador ou liquidificador. Coloque em uma tigela, acrescente a manteiga e amasse com as mãos até obter uma mistura consistente. Forre uma forma com fundo removível com papel manteiga e molde a massa na forma. Leve ao forno 180° por 15 minutos. Você vai sentir um delicioso cheiro de biscoito assado.

Enquanto isso você pode preparar o creme. Em uma batedeira, bata o cream cheese com o açúcar até obter um delicioso creme homogêneo. Acrescente o creme de leite, o leite condensado, a essência, o ovo, o sal e bata novamente.

Distribua a geleia sobre a massa de bolacha em uma camada fininha e depois acrescente o creme. Leve ao forno 200° por 30 minutos. Verifique se o centro ainda está muito mole mexendo levemente a forma, se estiver deixe mais 10 minutinhos.

Ele vai crescer e este é um momento crítico. O choque térmico pode fazer o cheesecake trincar, então é muito importante abrir um pouquinho a porta do forno e esperar até que ele esfrie naturalmente. Decore com amoras e deixe na geladeira por algumas horas.

Algumas dicas

Eu gosto que a fatia fique bem alta, então para esta receita usei uma forma redonda de 22 cm.

Para a massa de bolacha ficar com bordas bem perfeitinhas você pode usar um copo americano.

Espalhei um pouquinho de leite condensado antes de enfeitar com amoras para que elas ficassem bem grudadinhas no cheesecake.

Você pode usar leite em pó ou açúcar de baunilha para criar esta frescurinha branca por cima da fruta. Eu não sou muito fã do açúcar de confeiteiro.

Usei uma geleia de amora que eu fiz. Prometo postar a receita logo!

 

Sei que sou suspeita, mas ficou sensacional. hahahaha

Esta é a minha receita de cheesecake. Enjoy it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *